ARTISTA FOTOGRÁFICO GANHARÁ CENTRO DE MEMÓRIA VISUAL

As fotografias, que contam parte da história de Santa Isabel, serão expostas no Centro de Memória Francisco Sanches Baptista, que será inaugurado em breve. 

Nesta quinta-feira (18/06) a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Cultura, foi para à cidade de Caraguatatuba buscar as fotos, de cunho histórico-cultural para o município, registradas pelas lentes de Chico Fotógrafo.

As imagens serão muito bem utilizadas para compor o Centro de Memória que em homenagem leva o nome do fotografo, que tem previsão para ser inaugurado durante as comemorações de 188 anos da cidade.

“Fomos buscar esse acervo juntamente com a família do Chico e agradecemos por cederem o material, importantíssimo para a história de Santa Isabel” disse o Diretor de Cultura.

Francisco Sanches Baptista, conhecido por todos como “Chico fotógrafo”, foi o pioneiro na vanguarda e no desenvolvimento da Arte, Fotografia e Cultura do Povo de Santa Isabel. Seu acervo retrata a história da cidade entres os anos de 1965 e 1983.

O artista fotográfico participou de diversos eventos nacionais e até internacionais, sendo vencedor em sua categoria no Salão Internacional de Belas Artes de Hong Kong e ainda premiado na Alemanha e outros países. No Brasil recebeu prêmio na cidade do Rio de Janeiro, na Associação de Belas Artes, Museu Banco do Brasil-RJ.

As fotos e trabalhos de Chico eram confeccionadas e reveladas 90% em laboratório próprio e de forma manual, por meio de químicas preparadas por ele mesmo, para produzir os retratos em preto e branco, sendo ainda especialista em retoque de negativos, e embelezamento de fotografias à lápis (espécie de um photoshop manual).

O brilhante trabalho deste ilustre artista fotográfico, contará parte da história de Santa Isabel, que nestes 188 anos que completará em Julho e ganhará um Centro de Memória em homenagem ao Chico Fotógrafo, que visa resgatar as tradições de nossa cidade.

A Prefeitura de Santa Isabel agradece aos familiares do Fotógrafo por ceder parte de seu acervo para compor o Centro de Memória.

PRESTAÇÃO DE CONTAS GERAL - COVID-19
CLIQUE AQUI
Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.