CAMPANHA “DEZEMBRO VERMELHO: FIQUE SABENDO” EM SANTA ISABEL

Na última quinta-feira (03/12), a Prefeitura de Santa Isabel deu início à entrega das camisetas para os profissionais da saúde atuantes na rede municipal, atendendo a Campanha “Dezembro Vermelho: Fique Sabendo” que tem como intuito alertar a população sobre a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e um diagnóstico precoce.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, estará realizando orientações, testes rápidos e distribuição de preservativos feminino e masculino nas Estratégias Saúde da Família – ESF’s e Unidades Básicas de Saúde – UBS’s durante o mês.

“É fundamental que as pessoas conheçam os riscos e se previnam contra as doenças sexualmente transmissíveis. Sempre tratamos a Saúde como prioridade em nossa gestão, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, por meio de ações de conscientização e prevenção”, destacou a Prefeita de Santa Isabel.

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Uma vez que contraí-lo, viverá com ele pelo resto da vida, pois o corpo humano não consegue expulsá-lo. Esse vírus pode estar presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

“Entramos no mês de dezembro que é dedicado à prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), e estamos reforçando as medidas necessárias para evitar a contaminação a fim de apresentar para a população métodos eficazes que contribuam para o bem-estar”, explicou a Secretária Municipal de Saúde.

A infecção pode ser transmitida por meio de: sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral); mãe (portadora do vírus) para o filho durante o parto ou a amamentação, se houver contato com o sangue; compartilhamento de agulha ou seringa; transfusão de sangue com a presença do vírus; instrumentos diversos (hospitalares, piercing, manicure) não esterilizados.

As formas de prevenção do HIV consistem em: uso de preservativo em todas as relações sexuais; realização do pré-natal; uso de seringas e agulhas descartáveis; uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais; mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS GERAL - COVID-19
CLIQUE AQUI
Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.