Município de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

SETEMBRO AMARELO: PREFEITURA REALIZA PALESTRA COM O TEMA “VALORIZAÇÃO DA VIDA”

setembro 05
13:17 2019

O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização, acerca dos fatores de risco ao suicídio, e a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, promoveu na última quarta-feira (04/09), uma palestra com o tema “Valorização da Vida” na Estratégia Saúde da Família – ESF Vila Guilherme.

“A pessoa que sentir a necessidade de conversar ou passar por atendimentos psicológicos pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Após avaliação clínica, se caso, for necessário, o paciente será encaminhado para um tratamento que acontece com o apoio de uma equipe multidisciplinar atuante na Saúde Mental do município”, afirmou a Secretária de Saúde.

Na oportunidade, a Enfermeira Leonice Aparecida explicou quais são os principais fatores de risco para o suicídio e a importância das ações preventivas. Além disso, os participantes puderam apresentar suas opiniões e esclarecer todas as dúvidas pertinentes aos assuntos. Cada um também levou pra casa lembrancinhas com frases motivacionais.

A depressão, por exemplo, é um transtorno de humor que pode ser responsável por uma variedade de problemas, como levar o indivíduo a cogitar tirar a própria vida. É preciso estar atento aos sintomas: profunda tristeza; isolamento social; frustração; perda de interesse ou prazer; insônia; cansaço; alterações no apetite; ansiedade e inquietação.

“Temos que falar sobre suicídio, muitas vezes nós pensamos apenas na saúde física e esquecemos que é importante estar em dia com a saúde mental também. Investimos em palestras e grupos educativos diariamente, visando auxiliar no controle de doenças e transtornos como a depressão. Devemos sempre conversar com as pessoas, tratá-las bem e ouvi-las, porque nunca sabemos o que o outro está enfrentando”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share