Prefeitura de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

SANTA ISABEL REALIZARÁ CAMPANHA ‘DEZEMBRO VERMELHO: FIQUE SABENDO’

dezembro 12
08:00 2018

Durante o mês de dezembro, com o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e um diagnóstico precoce, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, realizará grupos de orientações, testes rápidos de HIV e Sífilis e distribuição de preservativos feminino e masculino em todas as Estratégias Saúde da Família – ESF’s e Unidades Básicas de Saúde – UBS’s.

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Uma vez que contraí-lo, viverá com ele para sempre, pois o corpo humano não consegue expulsá-lo. Esse vírus pode estar presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

A infecção pode ser transmitida por meio de: sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral); mãe (portadora do vírus) para o filho durante o parto ou a amamentação, se houver contato com o sangue; compartilhamento de agulha ou seringa; transfusão de sangue com a presença do vírus; instrumentos diversos (hospitalares, piercing, manicure) não esterilizados.

As formas de prevenção do HIV consistem em: uso de preservativo em todas as relações sexuais; realização do pré-natal; uso de seringas e agulhas descartáveis; uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais; mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.

“Há alguns anos, receber o diagnóstico da AIDS era uma sentença de morte. Atualmente, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Para isso, é preciso seguir recomendações médicas e tomar os medicamentos indicados corretamente. Mas, é fundamental se prevenir para que não seja contaminado com o vírus”, alertou a Secretária Municipal de Saúde.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share