Município de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

Programa Farmácia Viva em Santa Isabel

agosto 05
10:52 2019

No último mês, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Sandra Igarasi, ao lado do Diretor Walter Ribeiro, recebeu a visita da estudante isabelense do curso de Fámarcia da Universidade Paulista (UNIP), Cristina Oliveira, para conhecer o Programa Farmácia Viva com o intuito de implantar o projeto no município.

O Farmácia Viva é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e funciona em parceria com as prefeituras municipais na criação e cultivo de hortas medicinais, a fim de estimular o uso monitorado durante os tratamentos de saúde e contribuir para a prevenção de doenças.

“Nós decidimos aderir ao programa, pois é uma ótima oportunidade para aumentar a qualidade de vida da população, principalmente daqueles que não têm sucesso com o uso de medicamentos químicos, e podem obter bons resultados com os naturais”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

No contexto da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Farmácia Viva, referenciado pelo Ministério da Saúde, compreende todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2015, a busca por tratamentos à base de plantas medicinais e fitoterápicos pelo SUS, mais que dobrou com um crescimento de 161%.

“A estudante Camila Oliveira, inicialmente, será a responsável pelo cultivo dos remédios naturais que serão plantados no Viveiro Municipal. Posteriormente, com o auxílio da Secretaria de Saúde, iremos viabilizar o plantio destas espécies nas Unidades de Saúde, complementando de forma eficiente, o tratamento médico convencional”, ressaltou a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Sandra Igarasi.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share