Município de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

Orientações sobre prevenção de doenças para colaboradores

maio 23
16:53 2019

Na última segunda-feira (20/05) servidores da Prefeitura de Santa Isabel, realizaram uma palestra na abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), realizada na sede da Elektro no município.

A palestra foi ministrada pelo Enfermeiro Valter Aparecido, acompanhado da Auxiliar de Enfermagem Lucilene Miranda e dos Agentes Comunitários de Saúde Ana Denise e Júlio Motta, atuantes na rede municipal.

Durante o bate-papo, foram apresentados aspectos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), definição, formas de transmissão, sinais, sintomas, tratamentos e as principais opções de prevenção. Na oportunidade, todos os colaboradores presentes puderam esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.

“Essas ações são extremamente importantes para aumentar a qualidade de vida da população, os protegendo contra graves doenças que podem ser evitadas”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e pode ser transmitida por meio de: sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral); mãe (portadora do vírus) para o filho durante o parto ou a amamentação, se houver contato com o sangue; compartilhamento de agulha ou seringa; transfusão de sangue com a presença do vírus; instrumentos diversos (hospitalares, piercing, manicure) não esterilizados.

As formas de prevenção consistem em: uso de preservativo em todas as relações sexuais; realização do pré-natal; uso de seringas e agulhas descartáveis; uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais; mães infectadas pelos vírus devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.

“Nós temos investido muito na conscientização da população em geral, intensificando as ações preventivas de combate às IST’s, incentivando diariamente o uso do preservativo em todas as relações sexuais”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde.

Fotos: Júlio Motta – Agente Comunitário de Saúde

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share