Município de Santa Isabel

Moradores da Avenida Brasil recebem orientações sobre os malefícios do tabagismo

agosto 22
14:19 2019

A Médica Dra. Juliana Pereira, a Enfermeira Viviane Barbosa e a Auxiliar de Enfermagem Andréa Ramalho, na última terça-feira (20/08), realizaram mais uma ação de conscientização acerca do tabagismo para os pacientes da Unidade Básica de Saúde – UBS II Avenida Brasil.

Na oportunidade, as profissionais convidaram todos os usuários para participarem da roda de conversa semanal que em breve acontecerá nas segundas-feiras, às 9h, com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, na sede da Unidade. A iniciativa tem por objetivo discutir os malefícios do consumo do tabaco e ajudar no tratamento medicamentoso de pessoas que desejam parar de fumar.

“Tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, estamos tratando de algo muito sério. Sempre orientamos que se alguém tiver dúvidas sobre o tratamento ou precisar de algum tipo de auxílio, procure a Unidade de Saúde mais próxima, que conta com profissionais capacitados para ajudar”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde.

O cigarro pode causar câncer de pulmão, infarto do miocárdio, infecções respiratórias, derrame, bronquite crônica, enfisema pulmonar e várias outras doenças que também levam à morte.

“É importante que conheçam os riscos desse vício que pode gerar danos irreparáveis. Nós também temos buscado oferecer todos os suportes necessários aos munícipes que pretendem vencer essa batalha que é largar o cigarro”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, promove grupos educativos e ações de prevenção regularmente, uma forma de propagar conhecimento e aumentar a qualidade de vida de cada cidadão isabelense.