Município de Santa Isabel

Métodos contraceptivos disponíveis pelo sistema único de saúde (SUS)

agosto 26
17:07 2019

Como parte integrante das ações que visam auxiliar no planejamento familiar, a dispensação de métodos contraceptivos acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s e Estratégias Saúde da Família – ESF’s, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

Existe uma grande diversidade de métodos contraceptivos considerados seguros para evitar a gravidez indesejada ou impedir a transmissão de IST’s, como a camisinha feminina; camisinha masculina; espermicida; pílula contraceptiva oral; diafragma; injeção anticoncepcional; contracepção de emergência (pílula do dia seguinte) e DIU.

Entre os métodos disponíveis nos postos de saúde de Santa Isabel, estão: preservativos feminino e masculino; anticoncepcional injetável; anticoncepcional em comprimido e pílulas do dia seguinte (C.E).

É preciso planejar a chegada dos filhos a fim de garantir o bem-estar da criança e dos pais. A falta de planejamento pode gerar sérios problemas sociais, prejudicando até mesmo a saúde mental da pessoa que enfrenta essas questões.

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e junto à Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, realiza regularmente encontros que têm como intuito conscientizar à população sobre os benefícios de um bom planejamento familiar.