Município de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

I Curso de Saneamento Básico Rural em Santa Isabel

julho 05
12:32 2019

Entre os dias 2 e 3 de julho a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário em parceria com o Sindicato Rural de Jacareí; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o programa “Promovendo a Saúde no Campo”, realizou o I Curso de Saneamento Básico no Meio Rural: Infraestrutura e Educação Ambiental.

“Essa nossa parceria com instituições empenhadas em melhorar a qualidade de vida no campo, tem gerado bons resultados. É muito importante levar informação aos munícipes que residem na zona rural, pois desta forma, estaremos contribuindo para a saúde e um ambiente sem poluição”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Cerca de 20 produtores rurais participaram da capacitação que aconteceu no bairro Pedra Branca. No dia 2 de julho o Coordenador Técnico de Meio Ambiente, Vagner Natanael, explicou os objetivos do curso que foi divido em duas etapas, parte teórica e prática enquanto a Engenheira Agrônoma, Elisangela Cendretti, apresentou aspectos do saneamento básico no meio rural.

Foram discutidos assuntos como a importância de saber escolher o local das construções rurais, conhecer sobre a captação de água, tipos de poços, esgoto, resíduos sólidos (lixo) e a reciclagem de materiais. Além disso, todos os presentes ganharam uma apostila ilustrada com diversas dicas e assistiram a vídeos educativos.

No dia 3 de julho, para colocar todo o conhecimento teórico em prática, os alunos produziram uma fossa séptica biodigestora modelo Embrapa, responsável por canalizar o esgoto diretamente de vasos sanitários e substituir fossas rudimentares (fossas negras ou sumidouros) que, embora construídas em áreas distantes das residências, contaminam solos, águas subterrâneas e lençóis freáticos, comprometendo a saúde do homem.

“Tivemos como principal objetivo conscientizar os moradores da área rural sobre os riscos causados pela falta de saneamento básico e a importância de adotar medidas que preservem o nosso meio ambiente”, disse a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share