Município de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

Grupo educativo trata riscos causados pela falta de controle da Diabetes e Hipertensão Arterial

agosto 14
09:11 2019

Para conscientizar a população, a Prefeitura de Santa Isabel nesta sexta-feira (09/08), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em conjunto com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, promoveu mais um grupo educativo na Estratégia Saúde da Família – ESF Vila Nova.

Durante o grupo, coordenado pelo Enfermeiro Valter Aparecido e a Auxiliar de Enfermagem Lucilene Miranda, foram colocados em pauta os riscos causados pela falta de controle da Diabetes e da Hipertensão Arterial, que podem gerar graves consequências como o desenvolvimento de insuficiência renal aguda e crônica, arteriosclerose, glaucoma, infarto, derrame, acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, bem como a necessidade de realizar hemodiálise.

“Nossos grupos educativos ajudam os pacientes a entenderem melhor os aspectos de cada doença a fim de que tenham conhecimento sobre as melhores formas de se prevenir. É preciso estar sempre atento aos riscos e buscar uma vida saudável”, alertou a Secretária Municipal de Saúde.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que faz o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

Já a Diabetes também é uma doença crônica, mas tem como principal característica a deficiência relativa à produção ou a ação da insulina produzida pelo pâncreas, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Existem diferentes tipos de diabetes que devem ser controladas diariamente para evitar complicações.

“Todas as Unidades de Saúde realizam regularmente grupos de orientação com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre os principais cuidados com a saúde. Gostaria de parabenizar as equipes que não medem esforços quando se trata de melhorar a vida do outro”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share