Município de Santa Isabel

Diabéticos passam por avaliações médicas e recebem orientações sobre prevenção de doenças

maio 16
17:02 2019

Na última segunda-feira (13/05) o Médico Dr. Lucas Santiago e o Enfermeiro Valter Aparecido, profissionais da ESF Vila Nova, examinaram cerca de 14 pacientes diabéticos com o intuito de identificar sinais do famoso “pé diabético”. Além das avaliações médicas, foram realizadas orientações sobre possíveis sintomas e formas de prevenção.

“Aumentar a qualidade de vida da população tem sido um dos principais objetivos do nosso Governo, com ações que visam atender aos pacientes com toda a assistência necessária”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

Pé diabético é uma complicação que ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Costuma aparecer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Os principais sintomas são: formigamento e sensação de queimação.

“Pessoas diabéticas devem inspecionar seus pés diariamente à procura de pequenas feridas, bolhas, áreas avermelhadas, alterações nas unhas, proeminências ósseas e mudanças. O uso de calçados adequados também diminuem os riscos do desenvolvimento de lesões, fissuras e rachaduras, o que pode se tornar uma porta aberta para as infecções”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.