Município de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias
  • PROCESSO SELETIVO PARA MÉDICO DO TRABALHO Clique no link abaixo e confira a Edital do Processo Seletivo para Médico do Trabalho: edital-madico-seguranaa-do-trabalho-pss-0119-segoa-publicaaao-integral.pdf...
  • 4ª Chamada de Estagiários Clique no link abaixo e confira a 4ª chamada do processo seletivo de estagiários: Processo de Seleção de Estágio Município de Santa Isabel CONVOCADOS 4ª CHAMADA...
  • INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE CONFECÇÃO INDUSTRIAL Por meio de uma qualificação rápida, gratuita e de qualidade, a Carreta do Programa Via Rápida estará em Santa Isabel fornecendo, por meio do Curso de Confecção Industrial, capacitação para...
  • PREFEITURA ENCERRA OUTUBRO COM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO A campanha alusiva ao Outubro Rosa, o “Outubro +”, realizada pela Prefeitura de Santa Isabel, através do Fundo Social de Solidariedade de Santa Isabel e com apoio da secretarias de...
  • REVITALIZAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, realizou na quinta-feira (31/10) a revitalização do Parque Municipal, próximo ao UPA.  Os funcionários realizaram serviços de roçada,...

Campanha de prevenção e controle das hepatites virais

julho 01
14:14 2019

Neste mês a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a Campanha Julho Amarelo que visa conscientizar os munícipes sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais e a realização dos testes rápidos para um diagnóstico precoce.

“Essa Campanha vem como uma forma de aumentar a qualidade de vida da população. É fundamental que todos conheçam as principais características das hepatites virais, como se prevenir e tratar as doenças”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

A Hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal, pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem diferentes tipos, entre eles: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D ou hepatite E.

Na maioria dos casos os sintomas passam despercebidos, sendo os mais comuns: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite. Os testes são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.

Para a prevenção, é indicado tomar as vacinas; usar camisinha nas relações sexuais; não compartilhar escova de dente, lâminas de barbear ou de depilar; usar seus próprios instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhar agulhas e seringas e exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, piercings, maquiagem definitiva, serviços de saúde, procedimentos médicos, odontológicos e de hemodiálise.

“Todas as Unidades de Saúde do município disponibilizam, gratuitamente, o teste rápido para hepatite B, hepatite C, HIV e Sífilis, junto às vacinas. Os interessados podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde.

Durante a Campanha, serão realizadas palestras sobre o tema nas Unidades de Saúde; ações de conscientização nos salões de cabeleireiros e estúdios de tatuagens, além da oferta dos testes rápidos e das vacinas.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento – DST, através do telefone: 4656-4444 ou e-mail: dst.santaisabel@gmail.com.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share