Município de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

Educação de Santa Isabel é destaque e ganha Prêmio PVE 2018

fevereiro 22
17:23 2019

No ano de 2018 a Secretaria Municipal de Educação participou do PVE (Parceria Votorantim pela Educação), que visa articular a gestão pública, escola e comunidade engajando a população para uma participação ativa na educação, além da busca por melhorias e avanço na qualidade de ensino, por meio de uma gestão educacional pedagógica voltada para capacitações e formações aos gestores, professores e equipe técnica da Secretaria.

Ao longo do ano, foram realizadas diversas formações e encontros com o intuito de capacitar os coordenadores, gestores e a equipe de profissionais da Secretaria de Educação, a fim de discutir as melhores propostas para trabalhar com os alunos da Rede e também engajar a comunidade para a participação na construção de uma educação melhor. Vale ressaltar que a presença da família na vida escolar do estudante é fundamental para o seu crescimento pedagógico.

Um dos requisitos para a premiação eram as formações continuadas que a Secretaria de Educação proporcionava para os seus profissionais, primeiramente foram dois tipos de formação: CEDAC (Comunidade Educativa) e PVE. A formadora enviada pelo Projeto da Votorantim foi a pedagoga Beatriz Telles, que realizou diversas capacitações e orientações em relação ao avanço educacional e o modo de análise de gestão.

Em Santa Isabel, o projeto foi voltado para a leitura, com o objetivo de despertar e formar novos leitores, criando assim um hábito, pois segundo a 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” realizada pelo instituto Pró-Livro, mais da metade da população brasileira se considera leitora, mas apenas 4,96 livros são lidos por ano, sendo eles até o término ou pela metade e ainda ressalta que 30% da população nunca sequer compraram um livro. Sendo assim, a proposta da Prefeitura de Santa Isabel e a Parceria Votorantim pela Educação é engajar as crianças da Rede Municipal de Ensino ao hábito da leitura e não só isso, mas também um trabalho em sala de aula que desperte essa vontade e ainda norteie o aluno a avançar em seus estudos.

O que levou a cidade a conquistar o prêmio, entre os demais 104 municípios participantes foram os demais requisitos, como aplicação dos instrumentos de avaliação, em que consta a ficha descritiva com a observação dos professores em relação ao avanço dos alunos da Rede, que segundo a Secretaria Municipal de Educação, foi com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular); além da produção do Documento Orientador sobre os dados obtidos, que evidenciaram a evolução dos 6.261 alunos da Rede de Ensino, envolvendo Ensino Infantil, Fundamental I e II e EJA.

No Documento Orientador, a Secretaria de Educação abordou o sistema da Rede de Ensino no Município, bem como sua parte técnica e também sobre a concepção da criança e do adolescente tratando sobre a formação do aluno e bem como de potenciais leitores.

Santa Isabel disputou na primeira fase com 104 cidades, restando 8 na final,  que faziam parte da categoria de municípios acima de 21 mil habitantes. O que determinou a conquista do Prêmio foram os relatórios e ações da Secretaria Municipal de Educação com os alunos da Rede durante a realização do projeto.

As ações da Secretaria de Educação foram destaque no ano passado, em relação aos projetos e atividades desenvolvidas pelos gestores, coordenadores, professores e principalmente a equipe técnica, num programa que reuniu 24 unidades escolares e teve como resultado um avanço importante na formação de novos leitores. Vale ressaltar que este foi o primeiro ano da Prefeitura no programa, e já conquistando o Prêmio PVE 2018 – categoria melhor Gestão Educacional, sendo reconhecida pela competência e preocupação na formação de educadores e principalmente do avanço educacional dos alunos.

“É um orgulho para nós ver esse resultado, pois sabemos que cada gestor, coordenador, professor e profissionais da Secretaria de Educação deram o seu melhor para mudar a realidade de crianças e adolescentes que estão matriculados em nossa Rede de Ensino. Isso é um resultado que mostra o quanto o trabalho em equipe e o empenho de cada um gera frutos para o nosso município. Essa conquista é de Santa Isabel!”, ressaltou a Prefeita de Santa Isabel.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share