Prefeitura de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

SANTA ISABEL REALIZARÁ CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

agosto 02
09:01 2018

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que visa à imunização de todas as crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, acontecerá entre os dias 4 e 31 de agosto. Em Santa Isabel, aproximadamente 3.174 crianças fazem parte do grupo prioritário a ser imunizado. A meta mínima do município corresponde a 95% de cobertura vacinal.

“Essa é mais uma importante campanha de vacinação, precisamos proteger e cuidar das nossas crianças, deixando elas livres dessas doenças e a imunização é primordial para a saúde dos nossos pequenos”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Durante a campanha, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará as ações de prevenção e atualização da caderneta vacinal. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Também serão realizados dois ‘Dias D’ de mobilização nos dias 4 e 18 de agosto (sábados), das 8h às 17h.

No dia 4 de agosto estarão atendendo o público infantil as seguintes salas de vacina: ESF Jardim Eldorado; UBS I “Prefeito Ilário Dassiê” e uma Unidade extra na Praça Fernando Lopes – Centro. Já no dia 18 de agosto toda a Rede Municipal de Saúde, composta pelas seguintes unidades: UBS I Prefeito Ilário Dassiê; UBS II Dr. Francisco Pedreira Ribeiro (Avenida Brasil); UBS III Pref. Jose Raymundo Lobo (Monte Negro); ESF Jardim Eldorado; ESF Jardim Novo Eden; ESF Vila Guilherme; ESF Vila Nova; ESF Ouro Fino; ESF Cachoeira e uma Unidade extra na Praça Fernando Lopes – Centro, estarão atendendo.

“Além de também prevenir contra a caxumba e a rubéola, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus causador dessas doenças”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde.

O Sarampo é uma infecção contagiosa transmitida por um vírus. Os sinais se caracterizam por alterações na pele, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar. O vírus pode ser transmitido pelo contato com secreções de pacientes contaminados, através de tosses, espirros ou gotículas de saliva que se espalham pelo ar. Geralmente, a doença atinge em maior intensidade o público infantil.

A Poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo. Na maioria dos casos, os sintomas são silenciosos.

“Apesar da vacina estar disponível durante o ano inteiro, a campanha tem como objetivo intensificar todas as ações de prevenção. Pedimos muito a colaboração dos pais ou responsáveis em levarem suas crianças para a Unidade de Saúde mais próxima para a devida vacinação”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde.

Situação epidemiológica:

Poliomielite

Em 1994, o Brasil recebeu a Certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas a doença permanece endêmica em alguns países como: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Sarampo

Em 2016 e 2017, o Brasil não registrou nenhum caso confirmado de Sarampo. Atualmente, enfrentam-se surtos da doença em Roraima e Amazonas, com registro de 314 casos confirmados. Isso se dá pela formação de bolsões de não vacinados.

Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou com a Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, através do telefone: 4656-4444.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share