SANTA ISABEL REALIZA ‘DIA D’ DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

agosto 07
15:07 2018

O ‘Dia D’ de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo aconteceu no último sábado (04/08), atendendo a Campanha Nacional que visa à imunização do público infantil com idade entre 1 e 4 anos. A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou mais de 310 crianças, o que corresponde a 11% de cobertura vacinal.

“Essa é uma campanha de vacinação muito importante para a saúde das crianças, o responsável deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e levar a criança para ser imunizada, contamos com a colaboração de todos”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Para contemplar o público-alvo com a vacina ‘tríplice viral’ que previne contra a paralisia infantil, sarampo, caxumba e rubéola, a Estratégia Saúde da Família – ESF Jardim Eldorado e a Unidade Básica de Saúde – UBS I Prefeito Ilário Dassiê, bem como uma Unidade extra montada na Praça Fernando Lopes – Centro, estiveram de portas abertas das 8h às 17h.

O próximo sábado de mobilização será realizado no dia 18 de agosto e toda a Rede Municipal de Saúde, composta pelas seguintes unidades: UBS I Prefeito Ilário Dassiê; UBS II Dr. Francisco Pedreira Ribeiro (Avenida Brasil); UBS III Pref. Jose Raymundo Lobo (Monte Negro); ESF Jardim Eldorado; ESF Jardim Novo Éden; ESF Vila Guilherme;  ESF Vila Nova;  ESF Ouro Fino; ESF Cachoeira e uma Unidade extra na Praça Fernando Lopes – Centro, estarão atendendo a população.

O Sarampo é uma infecção contagiosa transmitida por um vírus.  Os sinais se caracterizam por alterações na pele, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar. O vírus pode ser transmitido pelo contato com secreções de pacientes contaminados, através de tosses, espirros ou gotículas de saliva que se espalham pelo ar. Geralmente, a doença atinge em maior intensidade o público infantil.

A Poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo. Na maioria dos casos, os sintomas são silenciosos.

“A realização do primeiro ‘Dia D’ de mobilização foi um sucesso e já conseguimos vacinar uma boa parte do grupo prioritário. Pretendemos atingir a nossa meta de 95% de cobertura vacinal nas próximas semanas”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde.

Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou com a Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone: 4656-4444.