SANTA ISABEL PASSA A TER BASE DO CRESAMU

maio 21
18:00 2018

No ultimo dia, (18/05), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a cerimônia de implantação da base do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), na Av. Prefeito José Basílio de Alvarenga, nº  960 – Jardim Monte Serrat (ao lado da UBS I Ilário Dassiê).

“Essa é uma grande conquista para Santa Isabel, o Cresamu trás mais segurança para todos os isabelenses, tenho certeza que conseguiremos salvar muitas vidas com esse excelente atendimento móvel de urgência”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Em junho de 2017, o Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel aprovou a oficialização do contrato com o Consórcio, que disponibiliza um sistema de atendimento de urgência e emergência referência no País. Desde então, a Prefeitura deu continuidade aos procedimentos necessários para a concretização do projeto.

A cidade de Santa Isabel passou a fazer parte do Cresamu em fevereiro de 2018. As chamadas de emergência passaram a ser recebidas pelo 192 na Central de Regulação, sediada em Mogi das Cruzes e acompanhadas pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com a inclusão do município no Consórcio, os dois hospitais: Santa Casa de Mogi e Luzia de Pinho Melo, tornaram-se referência no atendimento de casos graves.

O Cresamu funciona por meio de um rateio entre as cidades participantes, com um custo total de R$ 1,491 milhão. Mogi financia a maior parte: R$ 728,9 mil; Biritiba Mirim: R$ 53,4 mil; Salesópolis: R$ 28,5 mil; Guararema: R$ 48,6; Arujá: 144,6 mil; e, agora, Santa Isabel: R$ 94,1 mil.

Os valores são definidos a partir da população. Mogi conta com 429.321 habitantes; Biritiba Mirim: 31.479; Salesópolis: 16.797; Guararema: 28.664; Arujá: 85.199; e, agora, Santa Isabel: 55.476.

“Com grande satisfação, implantamos a base do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu) em Santa Isabel. Visando a melhoria na qualidade do atendimento de urgência e emergência no munícipio, os serviços operarão a partir do dia 21 de maio”, explicou o Secretário Municipal de Saúde.