Prefeitura de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

SANTA ISABEL PARTICIPA DA MAIOR CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

abril 27
18:32 2018

Nos dias 20 a 22 de abril, no Complexo Educacional Mirambava em Suzano, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou da primeira etapa da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018, maior evento educacional do país que contou com a presença de 14 municípios da região do Alto Tietê.

O CONAE é um evento de discussão aberto para a sociedade participar do desenvolvimento da Educação Nacional, através de debates e conferências que são realizadas em três etapas, a intermunicipal, estadual e nacional. O tema deste ano é: A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Ao longo das etapas os eixos de discussão serão: EIXO I: O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; EIXO II: Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; EIXO III: Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; EIXO IV: Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; EIXO V: Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; EIXO VI: Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; EIXO VII: Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; EIXO VIII: Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle  social.

O evento teve inicio na sexta-feira (20/04) com a presença de autoridades e secretários municipais e contou com apresentações culturais finalizando com a palestra do Coordenador Estadual UNCME-SP (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação- São Paulo), Eduardo César da Silva. Santa Isabel foi representada por 12 delegados de diversos setores da educação e da sociedade civil.

No sábado (21/04) começaram a discussão de diretrizes no período da manhã onde foram divididos os eixos temáticos para cada plenária e Santa Isabel foi representada pelos 12 delegados que debateram o Eixo VII do CONAE: Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Após as discussões no sábado, no dia seguinte, domingo (22/04) foi a votação para a escolha dos delegados estaduais que representarão o Pólo de Suzano.  A cidade de Santa Isabel teve quatro delegadas eleitas para a etapa Estadual da Conferência, que acontecerá possivelmente em Junho. As delegadas eleitas foram: Mária Aparecida Martins, Viviane Alessandra Dias Pereira Silva, Rosilene Silva Santos Fernandes e Elza Maria do Carmo Marcondes. Dentre as quatro delegadas ao todo foram 48 eleitos e 11 suplentes. Vale ressaltar que o município de Santa Isabel levou mais representantes para a próxima etapa do que nos anos anteriores.

 

 

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share