Prefeitura de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

SANTA ISABEL MARCA PRESENÇA NA 1ª OFICINA REGIONAL DE SAÚDE MENTAL

abril 30
12:00 2018

No último dia (17/04), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da 1ª Oficina Regional de Estruturação e Qualificação na Rede de Atenção Psicossocial do Alto Tietê: “Saúde Mental na Atenção Básica”, realizada no auditório CEMFORPE, em Mogi das Cruzes.

A oficina ministrada pelo Dr. Daniel Almeida, que atua na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, contou com a presença das 10 cidades que compõe o Alto Tietê. Santa Isabel foi representada pelos médicos e enfermeiros da rede de atenção básica do município, junto à equipe de saúde mental e educação permanente. 

O projeto: “Arranjos de Apoio Matricial na Rede de Atenção Psicossocial do Alto Tietê: Saúde Mental na Atenção Básica” é uma iniciativa que tem como objetivo implantar o Plano de Ação de Educação Permanente para estruturação e qualificação do apoio matricial com base nos princípios da Reforma Psiquiátrica – Antimanicomial, construído a partir do diagnóstico municipal realizado em 2017.

“É de extrema importância que os profissionais da Atenção Básica do munícipio se qualifiquem cada vez mais, a fim de buscar estratégias que possam atender a todas as nossas necessidades e oferecer o melhor atendimento aos que sofrem com a Deficiência Mental e precisam de um tratamento especializado”, explicou o Secretário Municipal de Saúde.

Na ocasião, foram abordados os temas: a efetivação do matriciamento nos municípios por meio da instrumentalização da Rede de Atenção Psicossocial para criação e fortalecimento de propostas de cuidado integral e compartilhado, para além da medicalização, que atendam às necessidades locais e o fortalecimento do protagonismo do trabalhador nos espaços de co-gestão já existentes, com vistas ao aumento do diálogo e construção coletiva de processos integrados das políticas nos territórios.

“A saúde é uma das nossas prioridades, estamos sempre procurando melhorar o setor e a capacitação dos profissionais da área é essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da saúde pública do nosso município”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share