Prefeitura de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

PREFEITURA APOIA AÇÃO S.O.S. REPRESA JAGUARI

março 28
14:45 2018

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação da represa, no último domingo (25/03) mais de 60 voluntários participaram do S.O.S. Represa Jaguarí. Esta é a quarta edição do evento realizado pela Associação dos Pescadores Amadores de Santa Isabel África Nilo – Apasian, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Isabel. A represa possui 22 quilômetros de extensão, 56 km² de área e passa pelas cidades de Santa Isabel, Igaratá, São José dos Campos e Jacareí, corta o Vale do Paraíba e vai até uma cidade do Rio de Janeiro.

Durante a ação, barcos saíam com os voluntários, que percorreram as margens e recolheram o lixo. Em seguida tudo foi coletado num caminhão e levado até um local para que o lixo pudesse ser separado. Foram coletados 625 quilos de lixo, a maioria garrafas pet e dentre as garrafas duas estavam fechadas contendo agulhas, supostamente utilizadas para a aplicação de insulina, que deveriam ser entregues em um posto de saúde.

Segundo o Senhor Jair Simão, Tesoureiro da Apasian, em parceria com uma empresa da região, as garrafas pet recolhidas serão transformadas em réguas com mensagens de conscientização ambiental e distribuídas nas escolas da Rede Pública de Ensino. “Acredito que o melhor lugar para iniciar a educação ambiental é nas escolas, pois o aluno propaga o que aprendeu dentro de casa e faz questão de que as pessoas descartem o lixo corretamente” disse o senhor Jair, complementando com a informação de que com um quilo das garrafas pet dá para fazer cerca de 30 réguas.

“É impressionante ver o que as pessoas descartam dentro da represa, tem de tudo. Acredito que esse lixo todo não seja só nosso, mas também é deixado por pessoas que usufruem da nossa natureza, deixam o lixo e vão embora. Além de preservar é importante denunciar, identificando o infrator. Estamos dispostos a mudar essa cultura de jogar lixo em lugares impróprios e contamos com o apoio de toda a população” contou o Secretário de Meio Ambiente.

A última edição do S.O.S. Represa Jaguari foi no ano de 2013 e em uma hora e meia foram recolhidas três toneladas de lixo do reservatório. Já em 2012 cerca de cem pessoas participaram do evento. “É preocupante o número de garrafas pet, entre outros lixos, encontrados na represa. Os voluntários responsáveis pela limpeza estão de parabéns pela nobre ação, mas é importante que as pessoas tenham consciência de preservação. Em um trabalho árduo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário vamos intensificar as fiscalizações e os trabalhos de educação ambiental” afirmou a Prefeita de Santa Isabel.

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share