Prefeitura de Santa Isabel

Notícias

 Últimas Notícias

PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO CONTRA A FEBRE MACULOSA

novembro 13
13:41 2018

No dia (05/11), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, promoveu na Unidade Básica de Saúde – UBS III Monte Negro uma palestra sobre a importância da prevenção contra a febre maculosa.
A febre maculosa é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii após a picada de um carrapato Amblyomma Cajennens, popularmente conhecido como carrapato estrela. A capivara e o cavalo geralmente são os animais hospedeiros desse tipo de carrapato.

Na ocasião, o Médico Dr. Helio Komai e a Enfermeira Maria Aparecida, apresentaram aspectos da febre maculosa, formas de transmissão, sintomas mais comuns e medidas de prevenção, além da distribuição de panfletos informativos.
Entre os sintomas, estão: febre acima de 39ºC e calafrios; dor de cabeça intensa; conjuntivite; náuseas e vômitos; diarréia; dor abdominal; dor muscular constante; insônia; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.
Para a prevenção, é necessário utilizar calças, blusas de manga comprida e sapatos fechados em locais com grama alta; usar repelentes regularmente e verificar todos os dias a presença de carrapatos no corpo ou nos animais domésticos.

Crédito para fotos: Laura Barbosa/Auxiliar de Enfermagem

Compartilhar:
Share

Notícias Relacionadas

Share