MORADORES DA VILA GUILHERME PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE HEPATITES VIRAIS

julho 20
14:03 2018

Em alusão ao ‘Julho Amarelo’, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, na última terça-feira (17/07), realizou uma palestra sobre prevenção e controle das hepatites virais, na Estratégia Saúde da Família – ESF Vila Guilherme.

“Estamos desenvolvendo diversas ações de orientações e prevenções de doenças nas Unidades de Saúde de Santa Isabel, sempre visando uma melhor qualidade de vida da população Isabelense”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, .

Na oportunidade, a Enfermeira Leonice Aparecida apresentou aos munícipes o que é a hepatite; o que são as hepatites virais; quais são as vias de contágios; sinais e sintomas; a importância da realização dos testes rápidos; diagnóstico precoce e as formas de prevenção. Também foram distribuídos informativos e preservativos, além da realização de testes rápidos das hepatites B e C.

A Hepatite é uma inflamação do fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Geralmente é de evolução silenciosa e na maioria das vezes não apresenta os sintomas. Existem diferentes tipos de hepatites virais, que podem ser causadas por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos.

O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite. Os testes são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.

“Na presença de qualquer sinal e sintoma, o indivíduo deve buscar uma avaliação médica e jamais se automedicar”, alertou o Secretário Municipal de Saúde.