CONSCIENTIZAÇÃO DA IMUNIZAÇÃO CONTRA HPV E MENINGITE EM CRIANÇAS E JOVENS

Abril 07
08:00 2018

Visando a melhoria na proteção e defesa da saúde dos munícipes contra o HPV e Meningite na cidade, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, realizou uma reunião e estabeleceu estratégias para aprimorar a cobertura de vacinação e tratar sobre ações de conscientização e imunização nas escolas da rede nessa quinta-feira (05/04).

A reunião contou com a presença dos diretores das unidades escolares e a Diretora de Vigilância em Saúde, Estela Santana, que abordou a importância de imunização e a parceria com as escolas para conscientizar crianças, adolescentes e as famílias.

Durante o encontro, a Diretora de Vigilância em Saúde ainda abordou sobre as doenças. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens e a Meningite é uma doença bacteriana caracterizada pela inflamação das meninges (membranas que envolvem o sistema nervoso cerebral) e pode deixar sequelas ou levar à morte se não diagnosticada rapidamente e tratada de maneira adequada.

“Precisamos alcançar as crianças e adolescentes de nosso município para imunizá-las evitando essas doenças e para isso contamos com os educadores e pais nesta luta”, disse a Diretora de Vigilância.

Para a proteção e cuidado da população, o Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente, que protege contra o HPV de baixo e alto risco e tem como público-alvo prioritário as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que receberão duas doses com intervalo de seis meses e contra a Meningite Saúde adotou o reforço da vacina na adolescência após constatar importante queda dos anticorpos protetores poucos anos após a vacinação de lactentes em crianças mais novas.

Para cumprir as metas do Ministério da Saúde e imunizar as crianças e adolescentes de Santa Isabel, foi decidido na reunião algumas ações como a triagem nos cartões de vacinação dentro das escolas.

As escolas municipais e seus diretores estarão empenhados para a conscientização da imunização contra o HPV e a Meningite trabalhando juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, a importância da vacinação com os  alunos da rede.

Além da triagem as escolas receberão profissionais da saúde para realizar palestras e ações com os pais e alunos, conscientizando-os sobre a importância da prevenção, imunização e dos cuidados com a saúde. Os diretores apoiaram a causa e trabalharão juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde.